Atendimentos
UPA Areal realiza mais de 40 encaminhamentos de pacientes não graves
No primeiro dia com novo sistema de avaliação, equipe de triagem direcionou os pacientes classificados azuis para atendimento nas UBSs
Foto: Rodrigo Chagas - Ascom - Equipe de triagem foi ampliada
Desde segunda-feira (23), a Unidade de Pronto Atendimento Areal opera com uma equipe de triagem expandida, incluindo mais um profissional médico. O novo sistema de avaliação de risco resultou em mais de 40 atendimentos classificados como azuis, encaminhados para UBSs de referência.
No período das 8h às 16h do primeiro dia, foram registrados cinco atendimentos vermelhos, 35 amarelos, 68 verdes e 41 azuis – classificados como de baixo risco e sem urgência, direcionados para outras unidades. O diretor da UPA Areal, Nelson Soares, avaliou o primeiro dia do novo sistema como positivo. "Esse número foi considerado dentro do esperado, e seguimos otimistas para os próximos dias quanto à efetividade na triagem dos pacientes."
A coordenadora da rede Urgência e Emergência, Marília Pinheiro, ressaltou a eficiência da qualificação da triagem, especialmente na classificação azul, destinada a casos de menor gravidade. "A classificação azul é destinada a casos de menor gravidade, ou seja, são situações que podem ser resolvidas na Atenção Primária em Saúde, evitando assim, a sobrecarga de atendimentos na UPA. Ao direcionarmos esses pacientes para as UBSs, é possível otimizar o tempo de espera e os recursos disponíveis, beneficiando aqueles que realmente necessitam de atendimento de urgência", salientou.
A implementação temporária de um médico adicional na equipe de triagem, viabilizada pelo programa estadual Verão Gaúcho, busca mudar a cultura de pacientes classificados como azuis procurarem serviços de urgência e emergência para situações sem risco e de baixa gravidade.
Observe a classificação por cores:- Vermelho: Prioridade alta - pacientes graves com alto risco de morte;
- Amarelo: Prioridade média - pacientes graves com possível risco de morte;
- Verde: Prioridade baixa - pacientes com queixas agudas e relativa urgência;
- Azul: Atendimentos após outros níveis - pode ser encaminhado a outras unidades.
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